quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O quanto você é amado?




2Cr21:19 O seu povo não lhe queimou aromas, como se fez a seus pais. 20 Era ele da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar e reinou oito anos em Jerusalém. E se foi sem deixar de si saudades; sepultaram-no na Cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis.

Eu já tinha ouvido essa história, porém não com olhos que a li nessa semana. Veio um turbilhão de perguntas dentro de mim que desde então estão me fazendo pensar no sentido de ser verdadeiramente amado por quem está ao nosso redor.

A primeira pergunta que me veio, foi a que inspirou o título desse texto: “Eu sou amada?”. Pois é, será que somos amados, independente do convívio, das fronteiras, da distância. Aliás, essa foi outra pergunta que se levantou dentro de mim: “Eu tenho pra quem voltar?”. Quando um dia eu for embora fazer aquilo que Deus me confiou, em outros lugares e voltar para minha cidade (Campina Grande) irei voltar pra quem?Que amigos estarão à minha espera? Com quem irei tomar sorvete e contar minhas experiências?Não falo aqui de meus familiares, pois família sempre está conosco, falo dos amigos mais chegados que irmãos.

Quando se está cheio de questionamentos como esses, o melhor e parar e refletir sobre aquilo que estamos vivendo e o que estamos fazendo para sermos amados. E isso envolve muito mais do que termos amigos, envolve comportamento, caráter e personalidade.

O Rei Jeorão do texto citado acima teve por avô o Rei Asa, achado reto diante de Deus e por pai o Rei Josafá, um dos reis mais piedosos e próspero de Judá, mas isso não Fez que Jeorão fosse reto diante do Senhor, ele foi mal, foi perverso, matou seus próprios irmãos, não soube conquistar seu povo, não soube cativar aqueles que ele tinha: “(...): O seu povo não lhe queimou aromas, como se fez a seus pais.(...)E se foi sem deixar de si saudades;” E nem ao menos foi considerado como rei, pois o seu corpo nao foi colocado junto com os outros.Que trágico o seu fim!

E quantos de nós hoje estamos passando por nossa vida sem firmar estacas, sem marcar pessoas, sem cativá-las, por acharmos talvez que o que já temos nos é suficiente e por conta disso desprezamos o inconhecível, o oculto, deixamos passar por nós pessoas notáveis que estão encobertas atrás de uma capa de timidez a quais denomidamos algumas vezes de “metidas”. Deixando se esvair por nossos dedos ouro em pó, por não sabermos como segurar tamanhas preciosidades em nossas mãos, e se soubermos também qual valores de estimados presentes que ganhamos enrolados em “papel de enrolar prego”.

O amor as vezes me parece absurdo e magnífico, como Deus pôde nos amar tanto ao ponto de enviar o seu filho por nós? (Jo 3:16) Havia um preço a ser pago, Nosso preço era Jesus Cristo de Nazaré, o filho de Deus. E depois de pagar um preço tão alto, Ele ainda derramou de si mesmo,  em mim e  em você.(Ro5:5)( 1Jo 4:8 ). Se nascemos do amor, nascemos para amar! Precisamos ser amados. O amor inova, renova, cria e cria, traz um cheiro novo, vida colorida, sons e sabores inimagináveis.

O seu “bom dia” acompanhado de um sorriso, pode iluminar o dia amargurado de alguém, O seu “como está sua vida, quer conversar comigo?” pode arrancar raizes que estão silenciosamente tentando se enraizar em um coração fraco e desajustado. Um abraço mais apertado e um “olho nos olho”, talvez faça recair do receptor de simples coisas como essas sombras, desilusões, desenganos. O amor constrange!

Amar as pessoas deixam raízes nossa em seus corações. Faz com que ganhemos amigos de graça, irmãos sem custo adicional, faz com que ganhemos se precisarmos abrigo no cançaso, sombra em dia ensolarado e água em meio a um deserto. Faz que ganhemos pra quem voltar! Pois atos de amor, não caem no esquecimento, não se apagam na memória, mas criam em nós uma vontade  de pagar bem por bem, um sentimento de dívida eterna que nunca desejamos que seja pagas completamente.

Deseje que te amem, tenha pra quem voltar,seja sinômimo de contas não pagas de amor.  Deixe um legado de transformação. E acima de tudo, faça por onde você ter tudo isso. Pessoas assim não chegam por acaso, elas têm que serem achadas, descobertas. Se dê o direito de encontrar tesouros perdidos por aí. Se fizermos isso, teremos um bom final, ao lado de pessoas que amamos e que nos amam. Sendo felizes... de verdade.

Nenhum comentário: