segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Um conceito de felicidade




Um amigo costumeiramente dizia que uma amizade só existe enquanto há um interesse em comum, e por muitos anos eu acreditei nessa tese. Talvez por passar por muitas pessoas e muitas passarem por mim.

Quando criança eu escrevia cartinhas para coleguinhas dizendo que nossa amizade iria durar até o fim, hoje nem lembro o sobrenome de muitas delas. Na adolescência já fui “carne e unha” de pessoas que hoje nem sei mais por onde andam, e por muitos anos construí várias pontes que hoje não acho mais o caminho.

Já acreditei fielmente na frase “Amigos para sempre” e também já achei tudo isso muita balela, muito mimimi. Já tive caixinha de recordações com muitas lembrancinhas e também num momento de frieza joguei tudo fora... Fiz muita coisa em nome de meus amigos e já abri mão de muitos outros.

Até que um dia comecei a compreender o conceito de amigo, e percebi que, “amigo-amigo-mesmo” foram poucos, houve muitos que não passaram de colegas, de paixonite, modinha, amigo de verdade é aquele que não precisa ter um assunto sério pra tratar conosco, ele conversa sobre o tempo, sobre um livro, filmes, a roupa que ‘fulano’ tava, sobre uma foto engraçada, sobre tudo e nada ao mesmo tempo. 

Amigo que é amigo não fica constrangido no silênci,o nem com diálogos monossílabos, é aquele que lhe dá o direito de “meter o bedelho na vida dele”, de dizer que ele está brega com aquela roupa ou que ele está lindo com aquela barba, sem entender nada ao contrário.

Amigo deixa você gritar com ele, ficar com raiva, e dizer que não gostou, mas não tem coragem de te deixar, amigo não pensa em distância, não pensa em mudança, em afastamento porque alguma coisa “desandou”. Ele sempre fica com o lado ímpar da história, e mesmo chateado às vezes, resolve deixar pra lá porque não consegue segurar o riso diante de nossa leseira inexplicável.

Ele consegue passar oito dias sem falar conosco e depois disso não ter estranheza nos olhares. Num amigo não há neutralidade, ou é ou não é. Amigo é totalmente parcial, ele nos defende até o fim, mesmo quando nós mesmos não temos mais forças para isso.  Amigo de verdade brinca com nosso pai sem nunca ousar desrespeitá-lo. Entra na onda, encara, e paga maior mico conosco.

O amigo nos confronta...

Ele lhe diz exatamente como somos, e não adianta chorar, espernear, fazer biquinho e xingá-lo depois, ele não fica do nosso lado quando estamos errados, vai tentar é nos mostrar como fomos ‘idiotas’. E podemos até ficar com raiva na hora, mas lá no fundo a gente sabe, “caramba,errei.”

Ele não é “meu amigo de universidade, meu colega de trabalho” Ele é apenas amigo. Amigo de vida, de jornada, de emoções e de dias patéticos, amigo de adrenalinas e de tédio, de comida japonesa e de pão com manteiga e café, com o mesmo sorriso, seja por dentro ou por fora. Além de amigo passa a ser nosso pai, mãe, irmão caçula, irmão mais velho, namorado falso pra que não olhem pra nós, ou até aquela tia avó chata, que não nos deixa fazer algo que queríamos muito, mas pra o nosso próprio bem.

Ele acaba sendo nossos olhos, nossos ouvidos e muitas vezes nossas mãos e pés, amigo nos serve por prazer, sem nem perceberem que o faz com tanta excelência.

 Na amizade há uma verdadeira paz, uma vontade inexplicável de morar, demorar, congelar o tempo pra que nada mude ou acelerá-lo para chegar a noite, e tomar uma Coca entre uma risada e outra. Numa amizade não se pensa em fim, mas cada dia é um novo recomeço. Não se compra, não se vende, nem se troca, a vida no traz e nós cuidamos como um bem precioso que de fato são.

Aqueles que estão em nossa volta devem ser assim, e se não forem, olhe para eles por alguns minutos, vire, revire, “cascavie”, e se houver uma possibilidade, uma única, última e imperdível chance, mesmo que quase invisível ao olho nu, Invista!

 Se doe, deixe-se levar por esse amor que é quase perfeito, o que é que tem se você só achou um ou dois? Não importa! Contanto que você consiga marcar o mundo dessa pessoa ao ponto dele falar pra os seus netos as loucuras que fazia com você, e ele consiga marcar a sua história de maneira inefável, indizível, Inexpressável, Inexprimível.....

Nenhum comentário: