quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

alcançando novos níveis



Fase de mudança (física, geográfica, não de posicionamentos) é a fase mais bipolar que existe. Um dia estamos arrumando tudo na maior empolgação, temos coragem de jogar fora aquelas “preciosidades” que minha mãe chama de lixo sem nenhum apego, no outro, cada blusa que pegamos, cada objeto nos passa um saudosismo impressionante, uma vontade de não querer largar aquele fragmento de boas memórias, ficamos ali quase que nostálgicos lembrando de momentos especiais, marcantes ou engraçados.

Eu estou bem nessa fase, faltam poucos dias para embarcar em uma nova fase de minha vida. Estarei indo morar em Belo Horizonte, um lugar onde nunca fui, estar em uma igreja que nunca visitei e servir a um pastor que não conheço bem ainda, contudo, estarei chegando lá com uma mala lotada de expectativas, sonhos, projetos, desejos, e muita, muita vontade de crescer. Levo na bagagem as promessas feitas por Deus, nos olhos a esperança de que a glória dEle há de se manifestar e uma inesgotável fé.

Nunca é fácil soltar as raízes de onde estamos, os laços entre família, amigos e atividades, muitas vezes querem nos fazer diminuir a velocidade da caminhada e ficamos na nossa zona de conforto, o que faz a diferença nesse momento é saber distinguir aquilo que Deus tem tratado em nosso coração. Quando conversei pela primeira vez com Marcelo Carvalho, pastor da igreja que irei congregar, ele falou algo que me marcou: “Tudo que você precisa para estar em BH é de uma Palavra de Deus para que possa apegar-se a ela na sua Fé.” E foi isso o que fiz, me apeguei a palavra que Deus tinha colocado em meu coração.

Quando morava em João Pessoa, e decidi voltar para Campina Grande obedecendo a vontade de Deus para aquele tempo, Ele me lembrou de um texto bíblico que até hoje me sustenta, quando estou com saudades da minha mãe e dos meus amigos: “Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna”. (Marcos 10.29-30 (ARA)). E foi exatamente isso que aconteceu comigo, ganhei muitos amigos e ganhei dezenas de mães aqui. Deus cuidou de mim.

Creio que não vai ser diferente desta vez, Estou deixando casa, irmão, irmãs, pai, mãe e amigos, por amor a Ele. E certamente existem centenas deles me esperando em BH. Deus espera de nós que apenas confiemos nEle e em Sua Palavra, Ele espera de nós que possamos mergulhar naquilo que Ele está preparando. E para viver isso de uma maneira plena, intensa e verdadeira precisamos pôr a mão no arado e não olhar para trás (Lucas 9.62). Seguir confiadamente olhando para o autor e consumador da nossa fé.

Um dia alguém me falou que a graça está disponível no lugar onde formos enviados, graça essa que nos ajuda a suportar a distância, que abre portas, que nos faz brilhar aos olhos das outras pessoas. Deus nunca nos deixaria descobertos por entender que temos sentimentos e precisamos aprender a cada dia administrá-los, a Sua graça nos ajuda nessa tarefa também.

O que importa é que estejamos sempre prontos para irmos aonde Deus quer. O que importa é mantermos as nossas raízes meio que soltas, prontas para se adaptar a outra terra.

Sei que nesse começo de ano existem muitas pessoas que, assim como eu, estão indo para longe de sua terra natal por conta de uma Palavra de Deus. Muitos estão vindo aqui para Campina Grande fazer Escola de Ministros, já outros estão partindo, por já terem concluído aquilo que tinham como meta. E por todo o Brasil pessoas estão indo para outras igrejas para ajudar, para abrir obras, para outras nações, somos um ministério que não para, nem vamos parar.

Para você que está partindo ou voltando queria compartilhar com você um pouco do que ouvi dos meus líderes e, de coisas que fui aprendendo com Deus. Talvez isso possa lhe ajudar nesse novo tempo que vem se estabelecendo:

Decida ser benção: Nós quem decidimos ser benção aonde vamos, decida servir, ajudar, cooperar com o crescimento da igreja local.

Não compare igrejas, pastores ou cidades: Comparar a igreja na qual fazíamos parte e onde você está vai gerar um conflito dentro de nós, bem como um desconforto com o pastor. Cada pastor tem a visão que Deus deu para ele, devemos abraçá-la e correr junto com ele e com aquilo que Deus colocou em nós para executarmos.

Tenha o mesmo Sentimento, Visão e Ritmo: Precisamos ter o mesmo sentimento que nossa liderança tem, ajudá-los na visão e acompanhar o mesmo ritmo, nada de querer correr na frente deles, muito menos ser peso.

Um novo nível exige mais responsabilidade: É como um joguinho de vídeo game, cada fase que passamos vamos para um nível mais difícil, que agora requer mais diligência, mais cuidado, mas há uma vantagem, existe também mais recursos disponíveis para passarmos por mais uma fase. Que possamos usar dessa sabedoria para conseguir vencer as pressões e as dificuldades que possam exigir.

Seja Grato: Acredito que fidelidade abre as portas, mas a gratidão as mantém abertas. Então, seja grato a sua liderança, seus pastores e seja grato pelas pessoas que compõe o novo cenário da sua vida. Ouvi Guto Emery dizer uma vez: “O sentimento de gratidão tem que ser maior que o desejo do sucesso”.

Sei que estou muito empolgada com minha nova fase, estou contando os dias para estar lá. Pois, o melhor lugar para se estar é aquele que Deus preparou para mim. O melhor lugar é onde eu vou ser útil, penso que estamos onde as pessoas precisam daquilo que há em nós. Eu também creio que preciso deles, pois esse é o papel do corpo de Cristo, suportar, amar, ajudar e acrescentar.

Desejo que você leitor desse texto possa ter sido encorajado e ajudado, tenha sido empurrado para aquilo que Deus tem para você, quero de todo o meu coração que você ouse mergulhar em níveis em Deus onde você não possa tocar mais o chão da incerteza e da dúvida, mas sim, possa ser levado pelo Espírito Santo. Que você possa cumprir o chamado de Deus em sua vida com excelência e atitude, seja um apaixonado por Deus, um empolgado pela Palavra. Viva uma vida real, com projetos reais, de modo que possa ouvir de Deus: “Esse é o meu filho amado, em quem eu tenho prazer”.

Nenhum comentário: