terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Não podemos e não vamos parar!



           Eu sou Thayanna Cunha. Tenho 24 anos. Nasci em Campina Grande, faço parte do ministério Verbo da Vida há 14 anos.

          Lembro que quando cheguei ao Verbo, ainda estávamos no prédio situado na Prata. Congregavam lá todos que na época eram meus “heróis”: Pastor Bud, Guto, João Roberto, Herênio, Policarpo, Janduí, Ricardo e tantos outros.  Lembro que eu olhava para eles e dizia: “Quando eu crescer quero ser como esses homens.” Eu via como eles manejavam bem a palavra, como se portavam como servos de Deus, e eu desejava tanto isso pra mim que fui crescendo e correndo atrás daquilo que eu queria ver em minha vida.

       Atualmente (até Janeiro) resido em Belo Horizonte – MG, lugar que Deus colocou em meu coração para servir durante um ano. Hoje, eu sou formada na Escola de Ministros, e tenho minha vida voltada para servir ao Senhor onde estou plantada. A palavra da fé que comecei a receber em 1999 fez e faz efeito em minha vida e me molda para ser quem Deus me criou para ser.

      Palavra essa que veio através do nosso Amado Ap. Bud e Mama Jan. Veio como uma onda, transformando primeiramente a vida dos que estavam perto, depois do que estavam mais longe e que chegaram depois.  Hoje, aqueles que estavam lá aprendendo direto da fonte, são fonte pra outras pessoas e como as águas cobrem o mar, a palavra da fé está tomando conta dessa nação, onda após onda. Inundando tudo com a verdade da Palavra.

        Dos homens de Deus que citei acima, um ficou. Um não foi enviado para lugar algum, por que ele já havia sido enviado para o lugar certo. O nome dele todos conhecem, Luis Augusto Emery, ou Guto, como é mais conhecido. Esse lugar era ao lado do Pastor Bud.

       Um homem tímido, quieto, mas que tinha sede de Deus. Conheceu o pastor Bud e decidiu em seu coração servi-lo, juntamente com Suellen. Pra muitos, Guto era apenas o braço direito do pastor nas questões ministeriais, mas ele era muito mais. Era mão estendida, peito aberto, pés rápidos. Era mais que um parceiro, era um filho, que decidiu querer ser cuidado pelo pastor.


            A obra foi crescendo, foi avançando, mais e mais igrejas foram nascendo, o Centro de Treinamento Bíblico Verbo da Vida surgiu e avançou, virou Rhema Brasil e assim foi durante todos esses anos, crescendo na Palavra, na fé, na comunhão. E Guto sempre lá, essa era a direção. Lembro de tantas vezes ouvir Guto dizer que Ele servia a Deus servindo ao Pastor, mostrando sempre um coração tão doado, tão entregue a obra, que ninguém que o conhece pode dizer o contrário disso.

           Virou fonte, dando de beber a tantas pessoas. Eu sou uma delas, alimentada pelas palavras que saem da boca desse homem, e acrescentada pelas suas atitudes. Quando estive trabalhando na central de operações em Campina Grande, eu tinha um objetivo: poder estar perto, pegando a visão, aprendendo a olhar com os mesmos olhos e receber da vida deles o que eles recebiam do Pastor. E assim foi, Guto e Suellen foram pra mim nesse tempo um referencial de vida, de serviço, de casal, de família.

         Ouvimos muito por esses dias se comparar Guto a Josué. Com a morte de Moisés, Josué foi levantado por Deus para guiar o povo, Mas ele tinha um histórico. Um histórico de fidelidade, de companheirismo, de amor. Eu fico imaginando o que se passava na cabeça de Josué, sobre o desafio de agora manter um povo firme, focado para chegar à terra prometida. Mas ele era o escolhido, a unção estava agora sobre ele. Porém, ele era apenas o servo fiel de Moisés. Não era o próprio. Como poderia dar continuidade? Como poderia tomar as decisões?

          Fico por muito tempo pensando no que passa na cabeça de Guto, aquele que servia quem guiava o povo se torna o próprio guia. No Memorial do pastor Bud, ouvi Sylvia lembrar a Guto uma pergunta que ele mesmo tinha feito: “O que vamos fazer quando não soubermos o que fazer?” E ela respondeu da seguinte maneira: “Nós vamos saber o que fazer, pois a unção que estava sobre ele repousa em sua vida.”
Creio que não só eu, mas a grande maioria, quando soube do falecimento do Pastor Bud, se fizeram uma pergunta: “como vai ser agora?”. E talvez essa pergunta ainda esteja ecoando em alguns corações. Mas eu queria te animar hoje, te trazendo uma resposta.

“Como vai ser agora?”

            Perdemos o homem que nos trouxe essa palavra, mas não perdemos a Palavra!

           A mesma Palavra que nos ergueu irá nos sustentar, e irá nos levar a concluir a obra que ele começou. Sim! Continuaremos a salvar vidas, abrir igrejas, instalar Rhemas. Continuaremos a formar ministros, equipar professores, capacitar lideres.  Vamos dar continuidade nas escolas, no centro de cura e se surgirem novos projetos os colocaremos em prática!

        Falo na primeira pessoa do plural, porque Pastor Bud pode ter ido, Mas Mama jan ainda está conosco, firme nesta visão. Guto não está só! Nós que fazemos o Verbo da Vida. Nós que levamos essa palavra para mais e mais longe! Somos guardiões dos ensinamentos recebidos e da unção que nos foi concedida. Podemos fazer mais, ser mais!


           Eu te convido a estarmos juntos, unidos numa só fé, numa só visão, a fim de que o nome do Senhor seja propagado aos quatro cantos da terra. Nós podemos ter perdido o “nosso Moisés”, mas Deus nos deixou “Josué”. Guto, um homem simples, humilde, cheio de gratidão no coração, que nos ensina com seu sorriso, que nos ama com seu olhar.

“Então, responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos e aonde quer que nos enviares iremos. Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos a ti; tão-somente seja o SENHOR, teu Deus, contigo, como foi com Moisés.


Então, disse o SENHOR a Josué: Hoje, começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, como fui com Moisés, assim serei contigo.”


Nenhum comentário: